domingo, 15 de novembro de 2009

O Noitão do Cine HSBC Belas Artes

Noitão HSBC        Filme         À Moda da Casa


Noitão do Cine HSBC Belas Artes de novembro foi nesta última sexta, dia 13, a partir das 23h50, reunindo três filmes com personagens vivendo paixões turbulentas e amores divididos. Os dois inéditos forão Amor Extremo e À Moda da Casa. O terceiro é um filme-surpresa, de origem francesa e da qual não me lembro o nome, começou as 4 da madruguda....
Já Amor Extremo, de John Maybury, é inspirado em um episódio real envolvendo o poeta Dylan Thomas, quando ele reencontra uma antiga paixão, da época da adolescência, e esse fato acaba por lhe trazer complicações. O motivo da confusão é a amizade travada entre as duas mulheres da sua vida, uma do passado e outra do presente, aquela com quem ele se casou. Essa aproximação faz com que comecem a surgir sentimentos mistos de cumplicidade, ciúme, sedução e desconfiança. Mas devemos considerar que não era para menos. Não se sabe muito bem até onde vai a semelhança física entre as personagens reais e as atrizes que as interpretam, mas na tela ambas aparecem estonteantes, encarnadas por Keira Knightley e Sienna Miller.
À Moda da Casa, de Nacho G. Velilla, é uma comédia espanhola protagonizada pelo sempre ótimo Javier Câmara, que ficou famoso no papel do enfermeiro de Fale Com Ela.
Este filme foi sem dúvida uma das melhores surpresas da Mostra Internacional de Cinema do ano passado. O ritmo das piadas mal dá tempo para que o espectador recupere o fôlego entre uma gargalhada e outra. Pelo menos foi o que se viu acontecer nas sessões da Mostra.
A trama se concentra na rotina de Maxi, um chef de cozinha gay, dono de um restaurante badalado, que se vê obrigado a cuidar de um casal de filhos que ele teve em um casamento catastrófico. Ocupadíssimo entre os afazeres do restaurante e os cuidados com as crianças, ele não tem tempo para o amor. Isso até aparecer em sua vida um ex-jogador de futebol argentino, bonitão e disponível. Mas, como tudo levava a crer que Maxi não teria chances com o rapaz, a sua assistente de cozinha, uma devoradora de homens, não perde tempo e investe pesado na abordagem. Pesado demais, digamos. Isso é só o começo de uma história picante, cheia de situações improváveis, mas deliciosamente amarradas, com um humor que passa longe do “politicamente correto”.
O triângulo encabeçado por Javier Cámara se completa com o galã chileno Benjamín Vicuña e com a espanhola Lola Dueñas, nova musa de Almodóvar, presente no elenco de Volver e Abraços Partidos.
Nos intervalos entre os filmes todos os espectadores do Noitão participam de sorteios de brindes (convites exclusivos do HSBC Belas Artes, camisetas, bolsas, filmes em DVD, etc). Onde claro não ganhei nada.
Após o final da última sessão, por volta das seis da manhã do sábado, o cinema oferece um gostoso café da manhã para todos os “sobreviventes” da maratona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário